sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dona da história

Lembro da época em que minhas obrigações se restringiam a coisas como passar de ano na escola, escovar os dentes, pedir licença para sair da mesa e respeitar os mais velhos.

Na hora de brincar bastava escolher a Barbie e o Ken, inventar os nomes e a história, construir a casinha, brincar até cansar e depois largar tudo de lado.

Hoje, vejo que minha Barbie tem nome, sobrenome, idade e muitas, mas muitas responsabilidades. Ela é dona da história. Tem sua própria casa, sua profissão e muitos sonhos a realizar. Vejo que encher o saco e deixar as coisas de lado não é uma opção cabível. E que como uma equilibrista, devo controlar todas as minhas bolinhas para que nenhuma caia no chão.

A arte de equilibrar é justamente conseguir distribuir sua energia para as diferentes bolinhas. Não deixar de lado seu trabalho, seus estudos, sua família, seus amigos, e nem sua vida afetiva. Permitir-se bons momentos de diversão é essencial, caso contrário desequilibra todo o resto. Então, no fim, vemos que no fundo tudo se resume a um problema de gestão. rs

A arte de viver é perceber a cada nova experiência um resultado, uma avaliação e um aprendizado. A questão aqui não é se punir ou lamentar. Mas perceber seus limites e entender até onde vc deve e quer ir, e pensar como isso se refletirá nas próximas ações. Isso é auto-conhecimento.

Essa é a minha história, e é escrita dia após dia, sem férias nem feriados. Cada novo movimento, um novo aprendizado. Cada novo desafio, uma nova bolinha. E cada vez mais, mais bolinhas.

Cada um é protagonista da sua história. Cada qual dono da sua.

Nenhum comentário: