segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Em cima do muro

Fazer escolhas. É o que fazemos o tempo todo.

O que precisamos aprender é a nos responsabilizar por elas. Não é uma questão de julgamento. De certo ou errado. Mas de assumir o que queremos para nós. Buscar e fazer acontecer. Devemos seguir nosso coração, fazer o que acharmos melhor e assim tentar viver a vida de uma forma leve. Mas para isso precisamos assumir nossa posição, ter consciência e estarmos preparados para agüentar as consequências.

A vida não tem manual, nem macete. A gente erra tentando acertar e muitas vezes acerta sem nem pensar. Não há vergonha nenhuma em olhar para trás e perceber que talvez aquela não tenha sido a melhor escolha. Mas foi a sua escolha naquele momento. Aquela pela qual você acreditou e lutou. Fez a sua parte. Além do mais, é assim que crescemos, que nos desenvolvemos.

Também precisamos entender que existem pessoas ao nosso redor. E que sim, uma ação nossa reflete sim em outras pessoas. Assim, não cabe a nós somente olhar para o espelho ou para o próprio umbigo. Vamos olhar para os lados e nos policiar para que nossos atos não prejudiquem ninguém. E ainda, vamos olhar para os lados e estender as mãos a quem está ao nosso redor.

A física explica. Ação e reação. Se queremos falar, devemos estar preparados para ouvir. Não vale se esquivar ou jogar a culpa no primeiro que aparece na sua frente. Ou ainda dar uma de "joão sem braço". Nós somos responsáveis. Nós guiamos a nossa vida. Nós devemos tomar as rédeas das situações. Não vale esperar a lua cheia, o vento ou a maré. Nós decidimos. E, definitivamente, em cima do muro é um lugar que não existe.

Um comentário:

Lissandro Garrido disse...

é, meu muro já derrubei... :D

agora to varrendo a sujeira.

beijoooo