terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pesos e medidas

Todos perguntavam como quem já sabia a resposta, afinal passar o carnaval no rio seria o mais óbvio. E não era à toa que as pessoas se espantavam quando eu dizia que não. E faziam uma expressão de desespero quando eu dizia que ficaria por aqui. Se eu pudesse ler pensamentos diria que eles achavam que eu não ando lá muito sã.
Na verdade, acho que nunca estive tão lucida.

Confesso, voltei da última viagem à cidade maravilhosa decidida que ficaria um bom tempo sem visitá-la. Faz parte do meu processo de adaptação. Do meu desapego ao Rio de Janeiro. É o meu jeito de tornar as coisas mais fáceis e me sentir de fato dessa nova cidade. E, de fato, sinto-me cada vez mais daqui. Mudei de casa. Escolhi um time paulista pra torcer e às vezes acho até que estou perdendo meu sotaque. Mas meus amigos falam pra eu ficar tranquila que eu continuo chiando bastante e eu fico feliz em ouvir isso. :)

Outro ponto é o meu estado de espírito nos últimos tempos. Estou tão feliz e serena com a minha mudança de casa, de bairro, de vida, que ficar aqui no carnaval era mais uma oportunidade para aproveitar o lar e conhecer a vizinhança. Corridinhas no parque, cineminha, caminhadas pelos arredores, farmácia, mercado, até hospital eu conheci, e o melhor: tudo a pé. Sem dúvidas, a oportunidade perfeita para descobrir o que fazer quando não se tem nada pra fazer. E para conhecer ao que se pode recorrer quando necessário.

Além disso, não podemos esquecer o fator dinheiro. Gastei bastante para deixar o lar do meu jeito. E acho que na vida a gente precisa fazer alguns sacrifícios. E eu abri mão de passar um carnaval em qualquer outro lugar para ter a minha casa do jeitinho que eu quero o ano inteiro.

Eu tenho os meus motivos. Legítimos. Mas eu entendo a cara de espanto das pessoas. Pra quem está de fora, talvez não faça tanto sentido como pra mim.

Mas não é tão preocupante assim passar o carnaval em São Paulo. É só uma questão de pesos e medidas.

Nenhum comentário: